top of page

Pato no tucupi: um prato típico do Pará

Conheça um dos pratos paraenses de dar água na boca

Crédito da foto: CyberCook

No estado do Pará, Norte do Brasil, encontra-se um dos pratos mais representativos da culinária amazônica: o pato no tucupi. Este prato, que combina sabores e ingredientes da região, é muito apreciado por moradores e turistas que visitam o estado.


O tucupi é o caldo amarelo extraído da raiz da mandioca brava, que é ralada e espremida para se obter a massa, que é então colocada em um tipiti (peneira de palha trançada) para que o líquido escorra. Depois, é cozido até que a acidez seja reduzida e o caldo adquira um sabor amargo. O tucupi é um ingrediente muito utilizado na culinária amazônica, e é a base do pato no tucupi.


Para preparar o prato, o pato é cozido com cebola, alho, sal e pimenta-do-reino e depois é desfiado. O tucupi é aquecido e adicionado ao pato desfiado, e em seguida é adicionado o jambu, uma erva típica da região que tem um sabor adstringente e é conhecida por causar uma sensação de formigamento na boca. O prato é servido com arroz branco e farinha d'água, que é uma farinha fina e branca, também feita de mandioca.


O pato no tucupi é um prato muito saboroso e representativo da culinária amazônica. Além disso, é um prato muito nutritivo, pois o pato é uma fonte de proteína e o tucupi contém muitas vitaminas e minerais.


Receita de pato no tucupi:


Ingredientes:


1 pato cortado em pedaços

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 litro de tucupi

1 maço de jambu

Farinha d'água e arroz branco para acompanhar


Modo de preparo:


Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.

Adicione o pato, o sal e a pimenta-do-reino e refogue por cerca de 10 minutos.

Adicione água suficiente para cobrir o pato e deixe cozinhar até que a carne fique macia.

Retire o pato da panela e desfie.

Em outra panela, aqueça o tucupi e adicione o pato desfiado.

Adicione o jambu e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.

Sirva o pato no tucupi com arroz branco e farinha d'água.


O pato no tucupi é um prato típico e saboroso da culinária amazônica, e pode ser facilmente preparado em casa seguindo essa receita. Experimente e surpreenda seus amigos e familiares com um prato que é uma delícia e muito representativo da rica gastronomia do Pará.


bottom of page