top of page

O Peixe Acari-Bodó: um tesouro da fauna aquática brasileira

A espécie é considerada uma importante fonte de alimento

Crédito da foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

O Brasil é um país conhecido por sua rica biodiversidade, especialmente em sua fauna e flora. Uma das espécies que tem chamado a atenção de biólogos e pescadores é o Acari-Bodó, um peixe encontrado em rios da região amazônica e do Pantanal.


O Acari-Bodó, cientificamente conhecido como Piaractus brachypomus, pode chegar a medir mais de um metro e pesar até 30 quilos. Sua coloração é acinzentada, com uma faixa lateral escura e nadadeiras em tons de vermelho. A espécie é considerada uma importante fonte de alimento para populações ribeirinhas e também tem valor comercial para a pesca esportiva.


Apesar de sua importância, o Acari-Bodó enfrenta desafios em relação à conservação. A pesca predatória, a degradação do habitat natural e a introdução de espécies invasoras têm sido apontados como fatores que ameaçam a sobrevivência da espécie.


Para proteger o Acari-Bodó, algumas iniciativas já foram desenvolvidas. No Pantanal, por exemplo, foi criada uma área de proteção ambiental para preservar a fauna e a flora local, incluindo o peixe. Além disso, a pesca do Acari-Bodó é regulamentada por lei, com períodos de defeso em que é proibida a captura da espécie.


O estudo da biologia e do comportamento do Acari-Bodó também tem sido uma área de interesse para pesquisadores. Em 2019, um grupo de cientistas descobriu que o peixe tem a capacidade de se adaptar a diferentes condições ambientais, incluindo a sobrevivência em águas com baixo teor de oxigênio. A pesquisa pode ajudar a desenvolver estratégias de manejo para garantir a conservação da espécie.


O Acari-Bodó é apenas uma das muitas espécies que compõem a rica biodiversidade do Brasil. Sua preservação é importante não apenas para a manutenção do equilíbrio ecológico, mas também para garantir o sustento de comunidades locais e a continuidade da pesca esportiva. Portanto, é fundamental que medidas de conservação sejam implementadas e que a conscientização sobre a importância da preservação da fauna aquática seja disseminada.


Veja abaixo duas receitas que trouxemos para você:


Caldo de Peixe Acari-Bodó


Ingredientes:

1 kg de peixe Acari-Bodó


1 cebola grande picada


2 dentes de alho picados


1 pimentão picado


2 tomates picados


1 litro de água


1 colher de sopa de azeite


Sal e pimenta a gosto



Modo de preparo:

Limpe o peixe e corte em pedaços.


Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e o pimentão.


Adicione os tomates e refogue por mais 5 minutos.


Adicione o peixe e a água, e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos.


Tempere com sal e pimenta a gosto.





Peixe Acari-Bodó Grelhado



Ingredientes:


1 kg de peixe Acari-Bodó


Suco de 1 limão


2 colheres de sopa de azeite


Sal e pimenta a gosto



Modo de preparo:


Limpe o peixe e tempere com sal, pimenta e suco de limão.


Deixe descansar por cerca de 30 minutos.


Aqueça uma grelha e unte com azeite.


Grelhe o peixe por cerca de 5 minutos de cada lado.


bottom of page