top of page

Pirarucu: o gigante dos rios amazônicos

O peixe é uma deliciosa opção para a culinária

Crédito da foto: SergioRocha / Shutterstock.com

O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo, e é encontrado principalmente na região amazônica do Brasil. Com um comprimento médio de 2 metros e um peso de até 250 kg, este peixe é um verdadeiro gigante das águas. Além de sua imponência, o pirarucu é também um alimento muito valorizado na culinária, com uma carne saborosa e bastante versátil.


O peixe é conhecido por sua aparência peculiar, com uma cabeça grande e larga, olhos pequenos, escamas grossas e uma barbatana dorsal alta e comprida. A cor do pirarucu varia do cinza-escuro ao verde-oliva, com manchas escuras no dorso e flancos. Este peixe é capaz de sobreviver em águas pobres em oxigênio, graças a um órgão especializado que lhe permite respirar o ar da superfície.


O pirarucu é um peixe muito apreciado na culinária amazônica, e é preparado de diversas maneiras, como em ensopados, grelhados, assados ou frito. Uma das receitas mais populares é o pirarucu de casaca, um prato típico do Pará que consiste em um cozido de peixe com farinha de mandioca, leite de coco, pimenta e coentro. O pirarucu também é utilizado para preparar outros pratos tradicionais, como o caldo de pirarucu, o pato no tucupi com pirarucu e o tacacá.


Além de seu sabor único, o pirarucu também é uma opção saudável e sustentável de alimento. O cultivo do pirarucu em cativeiro vem sendo incentivado como uma forma de preservar as populações naturais deste peixe e garantir uma fonte de alimento sustentável para as comunidades locais. O pirarucu de cativeiro apresenta um perfil nutricional bastante interessante, com uma carne rica em proteínas, vitaminas e minerais essenciais.


Se você está em busca de uma receita deliciosa para experimentar o sabor do pirarucu em casa, confira esta opção simples e saborosa:


Pirarucu grelhado com molho de tucupi e limão


Ingredientes:

4 filés de pirarucu fresco

Sal a gosto

Suco de 1 limão

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 xícara de tucupi (caldo extraído da mandioca brava)

1 colher (sopa) de manteiga

Pimenta-do-reino a gosto

Coentro picado a gosto


Modo de preparo:

Tempere os filés de pirarucu com sal e suco de limão. Deixe descansar por 10 minutos.

Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e grelhe os filés de pirarucu até que estejam dourados.

Enquanto isso, prepare o molho de tucupi: em uma panela, aqueça o tucupi e deixe ferver por alguns minutos, até reduzir um pouco. Adicione a manteiga e mexa até derreter e misturar bem.

Tempere o molho de tucupi com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Sirva os filés de pirarucu grelhados com o molho de tucupi por cima e salpique coentro picado a gosto.


Esta receita é uma ótima opção para quem quer experimentar o sabor do pirarucu de uma forma simples e deliciosa. O molho de tucupi confere um sabor ácido e levemente adocicado ao prato, que combina perfeitamente com a textura macia e saborosa da carne do pirarucu.


Se você tiver a oportunidade de experimentar o pirarucu em sua forma tradicional, em um prato típico da culinária amazônica, não deixe de experimentar também. O sabor e a experiência serão inesquecíveis.


Em resumo, o pirarucu é um peixe impressionante e valioso em muitos aspectos. Seja pela sua aparência peculiar, pelo seu sabor único ou pelo seu valor nutricional e sustentável, o pirarucu é uma opção excelente para quem busca conhecer e experimentar a culinária brasileira em sua forma mais autêntica.


bottom of page