top of page

Conheça a fruta amazônica cupuí

A polpa do cupuí é amarela e suculenta, com um sabor levemente ácido e adocicado

Crédito da foto: Divulgação.

Theobroma subincanum, popularmente conhecida como cupuí, é uma fruta originária da Amazônia brasileira, mais precisamente da região Norte do país. A fruta é pouco conhecida fora da região, mas é apreciada pelos povos indígenas e ribeirinhos da região amazônica há séculos.


O cupuí é uma fruta que cresce em árvores de porte médio, que atingem cerca de 10 metros de altura, com tronco de até 30 centímetros de diâmetro. As folhas da árvore são grandes e verdes, e as flores são pequenas e brancas. A fruta tem formato ovalado e é coberta por uma casca grossa e dura, de cor verde-clara.


A polpa do cupuí é amarela e suculenta, com um sabor levemente ácido e adocicado. A fruta pode ser consumida ao natural, como sobremesa, ou pode ser usada na preparação de sucos, sorvetes, geleias e outros pratos.


Além de ser uma fruta saborosa, o cupuí também é rico em nutrientes. A fruta é uma excelente fonte de vitamina C, que é importante para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças, e também é rica em vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde do sistema nervoso e a regular o metabolismo.


O cupuí também é rico em minerais, como cálcio, ferro e fósforo, que são essenciais para a saúde dos ossos, do sangue e do sistema nervoso. Além disso, a fruta contém antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce.


Embora o cupuí seja pouco conhecido fora da região amazônica, a fruta tem despertado interesse de pesquisadores e produtores de alimentos. Algumas empresas já estão produzindo sucos e geleias de cupuí, que têm ganhado destaque em feiras de alimentos e supermercados especializados.


No entanto, apesar do potencial do cupuí como alimento e como fonte de renda para as comunidades locais, a fruta ainda enfrenta desafios para se tornar mais conhecida e valorizada. É preciso investir em pesquisas para desenvolver novos produtos a partir da fruta e em iniciativas para promover o seu cultivo e comercialização de forma sustentável, garantindo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para as comunidades que dependem dele.



Veja abaixo uma receita simples e deliciosa com cupuí:


Suco de cupuí


Ingredientes


2 xícaras de polpa de cupuí

4 xícaras de água

Açúcar a gosto


Modo de preparo


Lave bem os cupuís e corte-os ao meio. Retire a polpa com a ajuda de uma colher e reserve.

No liquidificador, coloque a polpa de cupuí e a água e bata até que a mistura fique homogênea.

Coe o suco em uma peneira fina para remover sementes e fibras da fruta.

Adicione açúcar a gosto e misture bem.

Sirva gelado em copos decorados com fatias de limão ou folhas de hortelã.

Dica: Para um suco mais consistente, adicione menos água na receita. Você também pode adicionar outras frutas ao suco, como laranja ou maracujá, para dar um toque especial ao sabor.

bottom of page