Bacuri, o fruto que conquistou até a rainha Elizabeth II
Conheça um dos frutos mais querido no Pará

De polpa suculenta, o bacuri é uma das frutas mais populares no estado do Pará. Seja in natura, em sucos, em doces ou outras formas de consumo, o fruto conquista pelo cheiro e sabor.
De formato arredondado, o bacuri tem casca amarela, bem grossa, e sua polpa branca tem sabor intenso. O fruto também é conhecido por outros nomes, como: aricuri, acuri e ouricuru. A árvore do bacurizeiro, nome científico Platonia Insignis, pode chegar até 40 metros de altura e dois metros de diâmetro.
Antes de ser compreendida como fruto comestível, o bacurizeiro era extraído para fabricação de casas e embarcações, por ter uma madeira resistente. Além de saboroso e rico em vitaminas, o bacuri também gera um óleo medicinal e uma manteiga usada para combater manchas na pele e diminuir cicatrizes.
O bacuri também encantou a rainha Elizabeth II em uma de suas visitas ao Brasil, segundo publicação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). De acordo com a matéria, um garçom que atendeu a comitiva real, em 1968, disse que a magestade não resistiu a fruta e levou para a Inglaterra latas e latas da polpa da fruta.
Trouxemos uma receita deliciosa para você. Veja abaixo:
Sonho de Bacuri*
Ingredientes
Creme
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
polpa de bacuri (medida da lata de creme de leite)
Demais ingredientes
1 pote de doce de bacuri
2 pacotes de biscoito, tipo rosquinha de leite ou nata
2 caixinhas de chantilly
2 xícaras de leite, com um pouco de whisky ou licor